Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 5 de março de 2010

100 anos a soprar

Caros Vicentinos

Como é do seu Vosso conhecimento a nossa Sociedade Filarmónica Vicentina (SFV) foi fundada no ano 1910 pelo Reverendo João Fernandes Santiago e pelo Maestro Sr. Valério de Paiva Boléo. Portanto, este é o ano do nosso centenário que queremos celebrar da melhor forma com a realização de um conjunto de eventos e de actividades culturais que procuram assinalar os cem anos da nossa existência num projecto designado “100 anos a soprar”, cujo programa se anexa, tendo já sido desenvolvidas algumas das actividades previstas.
Aqueles que tem olhado com maior atenção para a sua SFV terão certamente reparado que estamos fortes e que estamos melhores. Temos um novo e jovem maestro, renovámos o quadro de músicos, adquirimos novos instrumentos e nova farda, alargamos o repertório de músicas e efectuamos mais actuações. Também já temos uma página na internet. Actualmente, a banda dispõe de 30 músicos, dos quais 14 são menores de 18anos. Encontram-se ainda em formação específica na SFV 14 crianças.
Por outro lado, a SFV anseia poder vir a recuperar muito do seu espólio antigo de instrumentos e de objectos anteriormente usados pelos músicos bem como registos fotográficos de um passado longínquo, que espera poder apresentar numa exposição no dia do seu aniversário e numa exposição permanente na sua futura sede. Muito deste espólio encontra-se disperso e na posse de privados. A SFV conta com a compreensão e colaboração de todos os vicentinos.
Estes aspectos constituem um claro indício de que a continuidade da SFV será assegurada e que o seu papel na promoção da cultura e da identidade da nossa vila será reforçada, desde que devidamente apoiada por todos.
A data do seu aniversário será comemorada no dia 16 de Maio com a realização de uma festa que irá envolver toda a comunidade vicentina e a participação de várias bandas filarmónicas. Contamos também consigo.
Esta constitui uma excelente oportunidade para mostramos que estamos vivos e que queremos continuar a soprar; mas é também uma oportunidade para exaltar o que de mais genuíno tem a alma vicentina.
As actividades constantes do programa “100 anos a soprar” envolvem meios financeiros que a SFV não dispõe mas que pretende angariar. Contamos também com a sua colaboração.

Antecipadamente agradecemos o interesse e apoio manifestados.

Venha-nos ouvir soprar…
Com os melhores cumprimentos,

O Presidente

João Duarte Barroso

Sem comentários:

Enviar um comentário